A maneira correta de dormir

Dr. Kerlon Lira Fisioterapeuta especialista em coluna vertebral, Osteopata CO. pela Académie de Thérapie Manuelle Et Esportive – ATMS (Bélgica); Formado em Terapia Manual Conceito Mulligan – MCTA Possui Formações em Pilates Clínico, Avaliação funcional do movimento, Terapia manipulativa; Experiência no tratamento de alterações posturais, doenças da coluna vertebral, Lesões desportivas, LER/DORT, prescrição de exercícios terapêuticos para grupos especiais. Diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRCOLUNA Diretor do Instituto de tratamento da coluna vertebral – Unidade Sobral Email: kerlon_lira@hotmail.com

Uma boa noite de sono te ajuda a recuperar o corpo e ser mais produtivo no dia seguinte. Vejam essas dicas que separei pra vocês:

É importante deitar de lado ou de barriga para cima. Evite deitar-se de bruços, nesta posição a coluna fica sem apoio e torna-se dolorosa. Ao deitar-se de barriga para cima, use travesseiros em baixo das pernas de tal maneira que deixe a coluna lombar bem apoiada. De lado, use um travesseiro entre as pernas flexionadas.

Colchão para determinadas patologias:

Independentemente de possuir alguma patologia, a escolha do colchão deve seguir as orientações recomendadas. Porém, no caso de doenças da coluna, como a hérnia de disco, o recomendado é o uso de colchões ortopédicos, que são mais firmes e proporcionam maior sustentação ao corpo sem prejudicar o conforto. Atentando-se, também, para o travesseiro, que deve preencher o espaço que sobra entre o pescoço e o ombro, de modo que a coluna fique em linha reta quando a pessoa se deita de lado.

Pacientes portadores de fibromialgia e outras doenças reumáticas, podem se beneficiar com colchões semiortopédicos, que também apresentam boa sustentação, mas com menor rigidez.

Dicas ao comprar o colchão:

  • Para escolher um colchão, peça ao vendedor que lhe informe o tipo de colchão e/ou travesseiro levando em consideração seu peso e altura;
  • O tempo de vida de um colchão pode variar de 1 a 10 anos dependendo dos materiais e acabamento utilizados;
  • A densidade deve ser de acordo com o peso e a altura da pessoa. Lembrando que, quando se escolhe um colchão para casal, deve-se levar em consideração o peso e altura do cônjuge maior;
  • Quanto à firmeza, seu colchão não deve ser muito duro, nem muito macio. Nos colchões muito macios a coluna fica “torcida”, já os muito duros não se ajustam ao contorno do corpo.

Published by

admin

Professor e Jornalista

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.