A poucos dias da eleição o governador Camilo Santana 13 mantém a mesma disposição do início da campanha e, na manhã desta quarta-feira (3), caminhou pelas ruas do bairro Parque São José, em Fortaleza, acompanhado de militantes, lideranças políticas e candidatos à Assembleia Legislativa e Câmara Federal.
Enquanto caminhava, o governador falou com a população sobre avanços da segurança pública durante este seu primeiro mandato, ressaltando, também, os desafios da área para os próximos quatro anos.
Camilo avaliou que a problemática da Segurança está presente em todos os estados, mas que no Ceará não falta investimento e trabalho. “O problema da violência é nacional e aqui nós temos nos agarrado com ele. Fizemos a lei de promoção da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. Contratamos mais de nove mil policiais militares, bombeiros e agentes penitenciários nesse curto período de três anos e oito meses”, apontou o governador, ressaltando que mesmo diante da crise que vive o país, no Ceará não apenas se paga em dia, como foi dada a média salarial do Nordeste para os policiais. “O problema da Segurança é sério, grave, e estamos trabalhando fortemente. Sei das dificuldades, e é por isso que sou candidato mais uma vez, para continuar com esse trabalho”.
“Fiz um dos maiores concursos públicos para a Polícia Militar e Polícia Civil. Já lancei novo edital para convocar mais quase 1.500 homens para a Polícia Civil”, disse o governador, assumindo o compromisso de fazer da polícia cearense a melhor Polícia Civil do Brasil. “Além disso, todos os municípios receberam viaturas novas, compramos armamento, comprei duas aeronaves. Não há nenhum estado no Brasil que tenha helicópteros com a qualidade que o Ceará tem. Criei uma base em Sobral, outra no Cariri e uma base nova em Quixadá”.
Todas as cidades com população acima de 50 mil habitantes receberam um batalhão do Raio. O compromisso do governador Camilo Santana é expandir o serviço para todos os municípios acima de 30 mil habitantes. “Hoje já são 40 cidades com batalhão exclusivo. É um batalhão mais ostensivo, todo motorizado, altamente armado para combater a criminalidade”, explicou Camilo. “Dobrei o Raio em Fortaleza e vamos ampliar ainda mais”, prometeu.
Outro avanço destacado foi a implantação do sistema de videomonitoramento em todas as cidades que receberam o Raio. “Hoje as câmeras fazem a vigilância, a prevenção e monitoram crimes. Estamos integrando todas as câmeras com as câmeras das rodovias estaduais e federais. Criamos um sistema que.monitora os veículos usados em crimes e a gente consegue dar resposta mais rápida. Vamos chegar ao final do ano com mais de 3 mil câmeras conectadas e integradas em todo o Estado do Ceará “.