
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, lança no próximo dia 29 de janeiro o Ciclo Ceará Carnavalesco 2026, a partir das 17h, na calçada do Theatro José de Alencar, em Fortaleza. Com acesso gratuito, o evento chega com o tema “Entre cantigas e cortejos, mulheres ecoam a ancestralidade!”, destacando o protagonismo feminino na cultura popular e prestando homenagem a duas referências da cultura afro-brasileira no Ceará: Maria de Fátima Marcelino e Maria Lúcia Simão Pereira (in memoriam), símbolos de resistência, identidade e tradição.
A programação de lançamento conta com o tradicional Encontro dos Patronos – O Orixá do Afoxé, reunindo apresentações culturais, estandartes e patronos dos Afoxés Acabaca, Alakayê, Filhos de Oyá, Obá Sá Rewá, Obatalá, Ogum, Omõrisá Odé e Oxum Odolá, além do Batuque do Afoxé Omõrisá Odé. O momento solene também será marcado pela presença do Tesouro Vivo da Cultura Cearense, Mestre Rainha Almeida, referência do maracatu no estado. As homenagens às duas patronas reforçam o papel das mulheres negras na preservação das manifestações culturais e da ancestralidade cearense.
Em sua 19ª edição, o Ciclo Ceará Carnavalesco consolida-se como uma das principais políticas públicas de valorização do patrimônio cultural imaterial do estado, com investimento total de R$ 2,33 milhões e a seleção de 94 projetos culturais. A iniciativa contempla maracatus, escolas de samba, blocos carnavalescos e tradicionais, cordões, afoxés, culturas camponesas, grupos Tesouros Vivos, bailes, matinês e ações de difusão do repertório carnavalesco. O ciclo é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secult Ceará, em parceria com o Instituto União Arte, Educação e Culturas Populares, com produção da EnCena Produções, fortalecendo a economia criativa e garantindo a continuidade das tradições carnavalescas no estado.

