21/8, para mais uma temporada de 16 episódios da série documental de produção própria, ‘Nós no Batente’
Ainda com grande parte de seus projetos sendo realizados de forma online, o Centro Cultural Porto Dragão segue difundindo muita arte e cultura nos seus canais de comunicação, investindo na produção de conteúdo próprio. Neste sábado, o equipamento promoveu um evento restrito, respeitando todas as normas de segurança contra a Covid-19, quando recebeu artistas e figuras da cultura do Estado do Ceará, para a pré-estreia da terceira temporada da série documental Nós no Bante. O Porto Dragão é um equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).
Estiveram presentes no encontro, a Secretária Executiva da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cella, o diretor de Articulação Institucional do Instituto Dragão do Mar, Lenildo Gomes, Helena Barbosa, gerente executiva do Porto Dragão e o Gerente Executivo do Hub de Cultura do Ceará, Ivan Ferraro, além de todos os artistas que participaram da temporada, alguns de forma presencial, outros de forma remota, para abrir com chave de ouro mais uma temporada da série.
Na ocasião, foi exibido o teaser do programa, além do episódio de lançamento da temporada, com a produtora de conteúdos da periferia de Fortaleza, Vetinflix.
“O Nós no Batente é um exemplo de como produzir, fazer e mostrar a rica cultura do nosso Estado e com certeza, após fechada essa temporada, a série deixará um um grande acervo cultural para o público do Ceará”, enfatiza Luisa Cela, Secretária Executiva da Cultura do Estado do Ceará.
EPISÓDIO DE ESTREIA – VETINFLIX
Movimentando e contando histórias da juventude na periferia, a produtora Vetinflix rompe o estigma de ‘pivetes’ com humor e arte. Auto-estima, representatividade e incentivo à formação profissional e cultural são pautas que inspiram a travessia do grupo que mostra o universo dos “vetim”, o jovem da ‘quebrada’ da capital cearense. Funcionando como uma espécie de hub de artistas da periferia, o Vetinflix compartilha sua trajetória e percepções neste episódio de estréia do “Nós no Batente” em sua terceira temporada através das falas de figuras como Leo Suricate, Talmon Lima, Princesinhas da Favela e outros.
SOBRE O PROGRAMA “NÓS NO BATENTE” E SUA 3a TEMPORADA
O programa “Nós no Batente” é uma série documental que explora o Viver de Arte no Ceará através das perspectivas, trajetórias e vivências de artistas, grupos, coletivos artísticos, além de Mestres da Cultura, nossos guardiões do saber da cultura popular. Em sua terceira temporada, esse viver artístico é observado pelo olhar da criação e da construção de imaginários possíveis misturando diversas linguagens. Com 16 episódios, a série estreia neste sábado, 21 de agosto, às 18h no Youtube do Porto Dragão e seguirá com novos episódios quinzenalmente.
Além do Vetinflix, grupo do primeiro episódio, passarão pelo “batente” do programa histórias como as das bibliotecas comunitárias Livro Livre Curió e Biblioteca Comunitária Sabiá, do rapper Erivan Produtos do Morro, do artista de rua Eduardo Show, das produtoras do grupo Princesinhas da Favela, da atriz e cantora trans Yara Canta, da cultura indígena de Benício Pitaguary, dos museus Toinha do Quilombo Água Preta e Dim Brinquedim, da cultura popular das Mulheres Indígenas Protegidas dos Orixás, do Reisado de Caretas de Potengi e do Mestre Françuli, do movimento social do Terreiro das Pretas e do design e cuidado manual do artesanato de Dona Tarina de Cascavel e das jóias do Rabelo de Quixeramobim.
SERVIÇO
Pré-estreia – Nós no Batente – 3ª temporada
Episódio 01 com Vetinflix
21/8, sábado, às 11h (evento restrito) e às 18h, aberto ao público no canal do Youtube do Porto Dragão
Youtube.com/PortoDragao
PASTA DE ACESSO PARA IMPRENSA https://drive.google.com/
FOTOS PRÉ-ESTREIA
https://drive.google.com/drive/folders/1AZDZM6LSZrhBKZnGnn13l69om1ty5ecp?usp=sharing