CUIDADOS COM A REDE ELÉTRICA DEVEM SER LEMBRADOS COM O RETORNO DOS FESTEJOS JUNINOS

Após dois anos sem grandes comemorações dos tradicionais festejos juninos devido à pandemia, os cearenses começam, enfim, a preparar seus arraiás. Com a chegada da temporada de bandeirinhas, bandeirolas e enfeites coloridos, as barraquinhas de comidas típicas nas ruas e praças começam a surgir pela cidade e se tornam bastante comuns nesta época do ano. Porém preparar um ambiente para receber essa comemoração é uma tarefa que requer muitos cuidados, principalmente com rede elétrica. Para evitar situações de riscos para a população, a Enel Distribuição Ceará traz algumas dicas para todos possam curtir suas comemorações em segurança.

É importante estar sempre atento ao realizar essas atividades tanto na rua, como também dentro de casa. Além do grande potencial de risco que existe no contato entre objetos e a rede elétrica, ações como sobrecarga de tomadas e ligações de energia mal feitas também podem causar acidentes. Para curtir os festejos juninos com segurança e muitas brincadeiras, é importante ficar atento a todas as dicas e cuidados na hora de organizar seu arraiá, afinal, o contato com energia elétrica pode ser faltar.

Ao decorar praças e ruas, os postes e outros equipamentos da rede elétrica não devem ser utilizados como suportes para afixar bandeirinhas, faixas e enfeites. Árvores e muros são mais seguros nessas situações, mas é importante ter cuidado redobrado ao manipular materiais como barras de metal, andaimes, canos, arames, trilhos, suportes de luminosos, escadas e outros objetos metálicos próximos à rede elétrica. Objetos arremessados que se aproximem ou entrem em contato com a rede elétrica podem causar choque elétrico e até levar a morte. Nunca fixar objetos de decoração acima da rede elétrica, pois estes podem cair sobre a rede elétrica provocando curto circuito.

Na hora de escolher os enfeites, o ideal é optar por adereços feitos com material isolante, como isopor ou borracha, pois os demais materiais podem aumentar o risco de choques elétricos em caso de contato com a rede. Nas ligações internas de barracas ou até mesmo dentro de casa, devem ser evitados o uso de “T”s, gambiarras e emendas mal feitas, que podem superaquecer e causar curto circuito.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.