Deputado Leônidas Cristino participa da abertura da Semana da Pátria em Maranguape

O desfile de Sete de Setembro em Maranguape, organizado pela Secretaria de Educação municipal, celebrou os valores da nossa história, cultura e formação social. Em comemoração à Semana da Pátria, as escolas colocaram nas ruas da cidade mensagens de defesa da educação, dos ideias éticos e morais, maiores bens da cidadania e boa formação escolar.

Parabéns ao prefeito João Paulo Xerez e à secretária de Educação, Rejane Batista, pelo brilho da comemoração dos 195 anos da Independência do Brasil. Professores, equipe técnica, diretores, alunos e toda comunidade escolar mostraram nesta quinta-feira uma construção coletiva que recebeu acolhimento afetivo da população presente ao desfile desde o primeiro momento, com vibração.

É uma festa cívica em que escolas municipais, estaduais e privadas mostram à população o trabalho por elas desenvolvido. Crianças, jovens e adultos desfilam com altivez unidos por sentido de brasilidade nas ruas da cidade e diante do palanque na praça Capistrano de Abreu, contemplados pela imponência da serra de Maranguape.

Cerca de 9 mil pessoas – Lions Clube, 12 escolas e Exército – marcharam nesta festa patriótica. É um momento de valorização da educação, principal instrumento de promoção da cidadania.

Vimos representações da multiversidade cultural espelhada pela sociedade para dentro do universo escolar, apropriadas no processo de aprendizagem. Bonita a participação dos ex-alunos do Colégio Anchieta, presença na comemoração dos 75 anos da escola.

Vibrante a atuação das bandas, a criatividade de cada mostra temática. Super-heróis do cinema, o músico Manassés, o histórico das escolas, grandes pensadores da humanidade e uma pitada de crítica social e política se mesclavam a cada exibição na que é certamente a maior festa de Maranguape, referência no Ceará.

Published by

admin

Professor e Jornalista

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.