
Nesta quarta-feira (31/08), o chefe do gabinete do prefeito Ivo Gomes, David Duarte, se reuniu com os secretários Ramon Carvalho (Planejamento e Gestão), Marília Ferreira Lima (Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente), com o secretário executivo do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral, Paulo Vasconcelos, e com técnicos da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA). Na pauta do encontro estava a ampliação do número de Ilhas Ecológicas nos espaços públicos e a fiscalização aos grandes geradores de resíduos sólidos.
A Prefeitura vai intensificar a fiscalização aos grandes geradores de resíduos que estejam descumprindo a lei no que diz respeito ao descarte adequado dos resíduos sólidos produzidos. A fim de ampliar a coleta seletiva em Sobral, será ampliada a distribuição das Ilhas Ecológicas, garantindo o acesso da população a essa importante iniciativa.
De acordo com a secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, “já foram contratadas 44 ilhas ecológicas, sendo que as 11 primeiras serão instaladas neste mês de setembro”, informou Marília Ferreira Lima. Sobre os locais de instalação dos equipamentos, ainda conforme a secretária, “serão priorizadas instituições públicas, considerando o fluxo de pessoas, a facilidade de acesso do público, bem como a proximidade com as Centrais Municipais de Reciclagem”.
Conforme explicou David Duarte, “a ideia é expandir a oferta de locais para a destinação correta dos resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo para a limpeza urbana e preservação do meio ambiente”, pontuou o chefe do gabinete.
ILHAS ECOLÓGICAS
São pontos de descarte voluntário dos resíduos recicláveis como papel, plástico e vidro.