
Com a chegada de 2026, cresce o número de brasileiros que colocam como meta abrir um novo negócio, impulsionando o empreendedorismo no país. No entanto, muitos empresários ainda ignoram um passo essencial para a segurança da empresa: o registro de marca. Além de garantir o uso exclusivo do nome, logotipo ou slogan, o registro protege o investimento em branding e evita prejuízos futuros. Dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) mostram a força dessa tendência: somente em 2023, foram 402.460 pedidos de registro de marca no Brasil, um aumento de 143% em comparação com 2013, quando o número girava em torno de 165 mil solicitações.
Segundo especialistas, o crescimento dos pedidos está diretamente ligado à digitalização dos serviços do INPI, à adesão do Brasil ao Protocolo de Madri, que permite a proteção internacional da marca em mais de 120 países, e à profissionalização dos pequenos e médios negócios. O avanço do e-commerce e do marketing digital também aumentou a exposição das marcas e, consequentemente, o risco de cópias e disputas. “Quanto antes o empresário buscar o registro de marca, melhor. Ele assegura todo o investimento feito em marketing e estrutura da empresa. Ainda existe muita desinformação, e nosso maior desafio é educar o empreendedor sobre a importância dessa proteção”, afirma Pedro Freitas, cofundador da Green Safe, empresa especializada em registro de marcas.
A ausência do registro pode gerar prejuízos significativos, como a perda do direito de uso da marca, troca forçada de nome, danos à identidade do negócio e até disputas judiciais. “No Brasil, a prioridade é de quem registra primeiro. Marcas sem registro também enfrentam mais dificuldade para crescer e fechar parcerias”, explica o advogado e especialista em propriedade intelectual Vinícius Silva. O alerta ganha ainda mais relevância no Ceará, onde, segundo a Jucec, foram abertas 166.942 novas empresas entre junho de 2024 e junho de 2025. Nesse cenário, empresas como a Green Safe vêm se destacando em Fortaleza e em todo o país, oferecendo assessoria completa, transparência e respaldo jurídico para empresários que desejam proteger um dos seus principais patrimônios: a marca.
