Filho de candidato a reeleição a deputado federal ingressa em curso de medicina de forma ilícita e Ministério Público detecta fraude

 

O clima esquentou de vez na corrida eleitoral na cidade de Sobral, isso após a decisão do Ministério Público Federal sobre uma denuncia que incluía irregularidades no processo seletivo para o curso de Medicina do UNINTA, centro universitário de propriedade da família Rodrigues, do deputado federal e candidato a reeleição Moses Rodrigues.

 

Segundo a denúncia do Ministério Público, o filho do deputado Moses Rodrigues, Moses Haendel Melo Rodrigues Filho, foi beneficiado no processo seletivo do edital 09/2018 do UNINTA. O centro universitário usou algumas manobras para que Moses Filho e outras pessoas fossem classificadas no processo.

 

O Ministério Público colheu informações junto ao INTA e concluiu que “as turmas de Medicina do primeiro semestre de Medicina, período 2018.2, possuem, no total, 106 alunos, excedendo, portanto, em 36 o limite imposto pelo MEC. Desses, 29 teriam sido admitidos indevidamente a partir da lista de classificáveis da seleção disciplinada pelo Edital n.º 09/2018 e outros 7 estudantes não participaram de nenhum dos certames, não se sabendo, ao certo, o meio de ingresso na Instituição”.

Atualizada em 31 de agosto de 2018 -14:15

Nota de Esclarecimento do Centro Universitário Inta – UNINTA

O Centro Universitário Inta – UNINTA vem a público esclarecer informações veiculadas na imprensa local acerca de Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal, que trata sobre o ingresso na instituição de candidatos do Curso de Medicina no semestre letivo 2018.2.

O Ministério Público Federal, equivocadamente, entendeu que a instituição teria desrespeitado o número de vagas disponibilizadas pelo Ministério da Educação para o curso de Medicina no ano de 2018.

Ocorre que, o Ministério Público Federal não considerou a autonomia administrativa universitária da instituição, que permite o remanejamento das vagas ociosas, resultantes de transferência e desistências de alunos do Curso de Medicina ao longo dos semestres, sendo as referidas vagas remanescentes passíveis de aproveitamento para ingresso de candidatos que obtenham desempenho necessário para aprovação em processo seletivo.

Importante ainda ressaltar, que todos os alunos ingressantes participaram e foram aprovados em processo seletivo, seja na modalidade aproveitamento da nota do ENEM, realização de exame vestibular ou transferência.

Diante o exposto, informamos que temos plena convicção da total legalidade das vagas ofertadas, havendo nota técnica nº249/2018/CGLNRS/DPR/SERES, datada de 21 de agosto de 2018, emitida pelo Ministério da Educação,  assegurando tal processo ser de caráter administrativo e autônomo conforme a legislação atinente à matéria.

 

Sobral, 29 de agosto de 2018.

Published by

admin

Professor e Jornalista

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.