Gizella Gomes amiga querida, bom artigo no Diário do Nordeste, sobre o Fortaleza “Online”, confira:
Ao considerar a disseminação do uso da internet, os gestores têm a oportunidade de se conectar aos cidadãos e qualificar o fazer política. Nesta perspectiva, o Programa Fortaleza Online se aproxima dos fortalezenses como instrumento de execução e fortalecimento da política urbana que almeja uma cidade mais justa e empreendedora. A ferramenta disponibilizada pela Prefeitura de Fortaleza possibilita a emissão de licenças urbanas e ambientais para o funcionamento de atividades e novas construções, que amplia, qualifica e torna acessível ao cidadão a legalização do seu empreendimento. Com isso, gera inclusão social, incentiva e monitora a qualidade urbana e ambiental.
Com o Fortaleza Online, o Município desburocratiza, acredita e compartilha responsabilidade com o cidadão. Essa nova lógica segue os princípios que regem o Fortaleza Online: mobilidade – o poder público se torna disponível a qualquer hora e lugar; acessibilidade – acesso igualitário e fácil a qualquer cidadão; credibilidade – a Prefeitura acredita no cidadão; responsabilidade compartilhada – a emissão online é uma parceria entre poder público, profissionais e requerente; e transparência – todo serviço prestado encontra-se disponível para consulta da sociedade.
O Fortaleza Online, hoje, disponibiliza cerca de vinte serviços e, em quase dois anos, já emitiu cerca de 200 mil consultas, isenções ou licenças, documentos estes expedidos em até 48 horas.
Se detalhados, os primeiros números demonstram a ampliação da emissão de licenças, fortalecendo o Programa e incentivando sua contínua ampliação.
Gizella Gomes. Mestre em Arquitetura e Urbanismo
Published by