O governador Camilo Santana e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, convocaram, nesta terça-feira, 05, os profissionais da Saúde do Ceará para uma mobilização pela erradicação do sarampo no Estado. O surto da doença no Estado, que chegou a atingir 34 municípios, inicia o mês de maio restrito a cinco municípios – Fortaleza, Caucaia, Horizonte, Trairi e Itaitinga. Em abril foi confirmado até o momento um único caso, ocorrido no dia 4, em Fortaleza.
Para o governador é muito importante o esforço dos órgãos estaduais na erradicação da doença. “Tenho a convicção de que os profissionais da saúde têm compromisso com a saúde pública do Estado do Ceará. São secretários, prefeitos e agentes empenhados nesta operação. Eu não tenho dúvidas que nós vamos cumprir essa missão e garantir o resultado esperado nos próximos dias. Faço esse pedido também à imprensa para que nos auxilie nessa luta”, disse.
O ministro Arthur Chioro convocou os representantes para fazer um esforço concentrado e erradicar o sarampo para manter as Américas livres da doença. “O Brasil tem um dos mais antigos programas nacionais de vacinação, um dos mais exitosos e reconhecido internacionalmente. Nós somos capazes, ao longo da nossa história, de controlar, erradicar e deter, inúmeras enfermidades que muitos países desenvolvidos e ricos não conseguiram. O Estado do Ceará tem tradição em saúde pública e vai honrá-la com a erradicação do sarampo”, afirmou.