Governo do Ceará fecha parceria na área de gerenciamento da água com Universidade da Holanda

O Governo do Ceará fecha parceria com a Universidade de Wageningen na Holanda, uma das melhores do mundo na área de agricultura e recursos hídricos, para estudar o gerenciamento da água e planos de contingência em situações críticas como a seca.

A parceria vai acontecer por meio da Fundação de Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e com a Universidade Federal do Ceará, para promover uma troca de experiências e aplicação de ações adequadas para realidade do semiárido cearense. “O nosso dia hoje foi dedicado à busca de soluções inovadoras e eficazes para a questão hídrica do Ceará. Conhecemos a evolução de diversas tecnologias para melhor utilização da água. A ideia é que, até o mês que vem, uma missão visite o Ceará para adequar essas soluções à nossa realidade”, reforça o governador do Ceará, Camilo Santana.

A agenda do governador, no terceiro dia da viagem oficial à Holanda, foi dedicada à pesquisa e ao conhecimento de experiências que podem gerar benefícios para o Ceará. Além da visita a Wageningen, a comitiva também esteve no Water Campus, onde conheceu diversas ações para aprimorar a utilização da água, como a dessalinização, o reuso, geração de água a partir do ar, sistemas móveis de tratamento de água, além de um equipamento que gera 10 metros cúbicos de água por dia a partir do ar. Cada equipamento tem capacidade para atender comunidades difusas de até 125 pessoas. Já os dessalinizadores de grande volume podem ser usados para atender à demanda do Pecém, a partir do uso da água do mar.

Published by

admin

Professor e Jornalista

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.