
O lançamento do e-commerce proprietário da marca Zaxy, em 14 de agosto, marca um novo momento na estratégia de negócios e acesso aos clientes da Grendene. O projeto faz parte do processo de transformação digital da companhia, com foco na experiência do consumidor.
Os investimentos na área tiveram início no ano passado e seguiram de forma consistente no primeiro semestre de 2020, mesmo com a pandemia do novo coronavírus. “A nova economia cria uma infinidade de novas canais e de oportunidades para estarmos em contato com nosso público. Com essa estratégia, reforçamos nossa posição de protagonista do setor calçadista e fortalecemos a cultura interna de inovação”, afirma Alceu Demartini de Albuquerque, diretor de Relações com Investidores da companhia.
Esse processo de transformação digital está baseado nos pilares tecnologia, cultura e negócios e tem a ambição de percorrer cinco anos em dois anos. Para isso, a companhia recrutou talentos internos e do mercado em uma equipe liderada por Paulo Pedo, diretor de Melissa e, agora, com a missão de promover a inovação interna.
“A Grendene sempre foi uma empresa inovadora. Começamos com a produção de embalagens plásticas para garrafão de vinho, como alternativa às feitas de vime. Depois, deixamos de ser fornecedores de componentes de calçados para ser a maior empresa do setor no país. Lançamos a primeira loja de calçados virtual do Brasil, com a Melissa, em 2001, e desde a década de 1980 temos parceiras com grandes nomes da moda”, avalia Pedo. “Como no passado, nada disso é possível sem uma equipe engajada e preparada. A inovação continuará acontecendo a todo tempo aqui em todas áreas e, agora, com ainda mais incentivo e foco.”
Dentro do pilar de tecnologia, o foco principal da Grendene é internalizar todas as iniciativas e a gestão de comércio on-line de suas marcas no Brasil e no exterior, por meio da divisão de Digital Commerce, começando pela Zaxy. Assim a companhia garante experiências customizadas para o consumidor de cada marca, além de ter ganhos de eficiência operacional. Também haverá um canal específico para atendimento do pequeno varejista do interior do Brasil. Para atender à demanda, dois centros de distribuição foram abertos no Ceará, em Fortaleza e Sobral.
Por meio do Programa de fomento à Cultura Digital, a empresa pretende inserir todos os colaboradores dentro do contexto de inovação. Para isso, a Universidade Grendene promoveu treinamentos, que envolveram todas as áreas da companhia. Agora, está em estruturação um grupo multidisciplinar de transformadores internos, com cerca de 100 pessoas, que será responsável por difundir o tema entre os 18 mil colaboradores.
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