Seguindo a programação da Semana do Aleitamento Materno na Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), as mães de recém-nascidos prematuros alojadas na casa de apoio, participaram na quinta-feira (05/08) de uma oficina terapêutica ocupacional com profissionais da Terapia Ocupacional (TO) da instituição.
Na ocasião, as mães confeccionaram um chaveiro com a simbologia do aleitamento materno com o objetivo terapêutico de favorecer o bem-estar mental, a sociabilidade, a diminuição do estresse do tempo de internação dos filhos, aumentar a produção de leite e possibilitar novos vínculos entre as mães e a equipe multiprofissional, além da conscientização da importância do seu leite para a recuperação do seu filho enquanto estiver internado e após alta hospitalar.
De acordo com a terapeuta ocupacional Lorena Madeiro de Lima, além de terapêutica, a oficina também é uma oportunidade para as mães aprenderem uma nova atividade durante o tempo em que permanecem na maternidade. “Essas mães ficam muito tempo na unidade. Assim, nesse período elas podem aprender uma atividade diferente”, relata.
A Terapia Ocupacional no Aleitamento Materno
A Terapia Ocupacional fortalece o compromisso social e ambiental do hospital durante a oficina terapêutica, que também utiliza material reciclado e ou, de baixo custo favorecendo a oportunidade de as mães levarem esse aprendizado para casa, no qual, utilizando como meio de uma ocupação e renda extra.