O governador Camilo Santana concedeu, nesta sexta-feira, 21, a entrega da Medalha do Mérito Cearense ao ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Palácio da Abolição, em Fortaleza. O chefe do Judiciário federal é o primeiro agraciado com a honraria instituída pelo Poder Executivo do Estado do Ceará.
“Para nós, é muito gratificante que nosso primeiro homenageado seja uma pessoa que tem dedicado a sua vida na construção de uma sociedade mais justa, com ações práticas e eficientes. Ações, como o projeto das Audiências de Custódia, com o objetivo de promover um sistema prisional mais correto e humano, é uma das fortes bandeiras do nosso ‘Pacto por um Ceará Pacífico’. Por isso, é com enorme satisfação que homenageamos aqueles que tenham contribuído, e seguem contribuindo de forma determinante, para o sucesso das políticas públicas em nosso Estado”, destacou o governador Camilo Santana em seu discurso.
Na ocasião, o presidente Zezinho Albuquerque, da Assembleia Legislativa do Estado, também entregou a Medalha Mérito Parlamentar ao ministro do Judiciário. Para Lewandowski, a outorga homenageia não só a ele, mas toda sua família que leva o sobrenome de escritor cearense. “Estou extremamente emocionado por receber os dois galardões máximos do Estado do Ceará. Mais que emocionado, sinto-me honrado, pois sou casado há cerca de 30 anos com a filha de cearense, da cidade de Pentecoste, e parente longínquo do grande escritor Casimiro de Abreu. Levarei essas medalhas não para o meu gabinete, mas para minha casa e deixarei para os meus descendentes, que certamente as carregarão para sempre com muito orgulho”, disse o ministro.
Published by