A casa do motorista Cláudio Belisário, de 49 anos, foi uma das 10 mil moradias que participaram, nesta segunda-feira, 28, do mutirão contra o mosquito Aedes aegypti, no bairro José Walter, em Fortaleza. Atuando como “agentes”, o governadorCamilo Santana, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o general Freire Gomes, comandante da 10ª Região Militar, juntaram-se aos 610 agentes de endemias e 120 militares, que realizaram a inspeção e prevenção do mosquito com as famílias da região.
“O mais importante é estarmos aqui para conscientizar as famílias da importância de fazerem a sua parte em suas residências. Nós estamos neste dia fazendo um chamado de alerta para toda a população do Ceará. Reunimos as autoridades executivas, parlamentares e militares para mostrar a importância desta grande mobilização. Todos unidos contra o mosquito da dengue”, destacou o governador Camilo Santana.
Atendendo de pronto ao chamado dos “agentes” na sua porta, Cláudio Belisário ressaltou que essa ação inédita agrega e conscientiza ainda mais as pessoas do bairro. “Moro no José Walter há 35 anos e nunca tinha vista uma ação nessas proporções. Ver essa iniciativa do governador e do prefeito em visitar e participar de perto, é muito incentivador. Fico satisfeito com o gesto de vir em nossas casas intensificar as ações dos agentes de endemias, conscientizando as pessoas a abrirem suas portas e combaterem o mosquito da dengue”, comentou o morador.
Para o prefeito Roberto Cláudio, a mobilização de vários órgãos públicos com o intuito de eliminar os casos de dengue é mais que um compromisso, mas uma ação de utilidade pública. “Temos uma grande equipe que foi construída em uma parceria institucional entre o Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Fortaleza e Exército Brasileiro. Com isso, temos como garantir a visita de várias residências e conscientizar um maior número de pessoas. Isso nos dá mais autonomia para chegarmos ao número mínimo de casos. O importante é não deixar que esse seja um problema do outro. Todos temos a responsabilidade no que diz respeito a saúde pública.
A ação integra o Plano Estadual de Enfrentamento ao Aedes aegypti, lançado no último dia 21 de dezembro. Na ocasião, foi anunciada, entre outras ações, a formação de uma brigada para dizimar o mosquito e o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento a dengue, chikungunya e zika, com a finalidade de propor, articular, coordenar e avaliar ações destinadas ao controle do vetor, reduzir a incidência das doenças e seus efeitos.