O deputado estadual Ivo Gomes retornou, na manhã desta terça-feira, 04, ao plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Em seu quarto mandato consecutivo, Ivo Gomes retomou as atividades parlamentares com pronunciamento na Casa, destacando as principais ações realizadas durante sete meses como titular da Secretaria das Cidades.
Em 30 minutos de fala, o deputado ressaltou as mudanças estruturais feitas na pasta, com a delimitação de coordenadorias específicas de saneamento, obras urbanas e unidades gerenciadoras de projetos, além da renovação nas diretorias da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). “Foi uma luta muito grande pra que a gente pudesse proteger as instituições do aparelhamento político partidário”, frisou o parlamentar.
O projeto de lei que tem objetivo de instituir a Política Estadual de Água e Esgoto do Ceará também foi lembrado por Ivo Gomes como uma das ações inovadoras da Secretaria, desde o início do ano. A Política, que vai regulamentar a prestação dos serviços com obrigações dos prestadores e usuários, foi elaborada em parceria com o Ministério Público e, em abril deste ano, conforme destacou o deputado, foi colocada para consulta pública por trinta dias, quando recebeu mais de 200 contribuições de entidades e sociedade civil. Ao citar as intervenções da pasta no município de Fortaleza, Ivo Gomes informou a retomada das obras de todos os trechos da urbanização do Rio Maranguapinho e a construção de equipamentos sociais (Escola de Ensino Fundamental, Centro de Educação Infantil e posto de saúde) no trecho zero, iniciado na sua gestão. Já no que concerne ao projeto do Rio Cocó, o parlamentar destacou o início, em janeiro, da construção da barragem do rio e da urbanização do Cocó “do lado que nem a mídia nem os mais ricos enxergam”, referindo-se ao trecho que vai da BR-116 à avenida Paulino Rocha, onde 1.800 famílias pobres serão beneficiadas. Outras ações citadas pelo parlamentar foram a negociação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores do Detran; a transformação do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) em confederação, que vai possibilitar financiamento de obras por parte do banco alemão KFW; a conclusão do processo de concessão do sistema de abastecimento de água e esgoto dos municípios de Caucaia, Milagres e Itapipoca; a assinatura da ordem de serviço para construção do reservatório Taquarão, que garantirá o abastecimento de água na Capital pelos próximos 30 anos; e o início da construção das avenidas do contorno de Juazeiro e Limoeiro do Norte.
Ainda durante o pronunciamento, em aparte, os deputados Heitor Férrer (PDT), Rachel Marques (PT), Joaquim Noronha (PP), Professor Teodoro (PSD), Ferreira Aragão (PDT), Carlomano Marques (PMDB), Dra. Silvana (PMDB), Augusta Brito (PCdoB), Zé Ailton Brasil (PP) e Elmano de Freitas (PT) deram boas vindas ao deputado, elogiando o seu trabalho no Governo do Estado.