Antes mesmo da música, da literatura, da fotografia e de outras linguagens artísticas, Igor Grazianno se encantou, ainda criança, com a capoeira. Dos 13 aos 21 anos, praticou a expressão cultural sem parar, assumindo inclusive a função de monitor. Imerso nessa dinâmica, aprendeu a dançar, a lutar, a tocar diferentes instrumentos musicais, e foi a polivalência dessa atividade que o motivou a produzir seu primeiro curta-metragem, “Ladainha”, em cima da temática.
Com lançamento programado para hoje (18), a partir das 19h, na Vila das Artes, o material foi produzido a partir de recursos do Edital Meu Primeiro Curta da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e de investimentos próprios do diretor. O processo de captação, que teve início em setembro de 2011, passou pela Praia da Redonda, em Icapuí, e pela Praia da Sabiaguaba, em Fortaleza.

Influenciado pelos trabalhos de vídeo-dança desenvolvidos pela coreógrafa Andréa Bardawil e pelo videomaker Alexandre Veras, Igor investiu em um material que fugisse das técnicas tradicionais de filmar a capoeira. “Eu quis experimentar algumas sequências, criar coreografia de lutas e, para isso, ampliei a visão, maximizei resultados, sendo fundamental o olhar da fotografia do Victor de Melo”, aponta.
A intenção era exatamente mostrar a capoeira de uma forma diferente do que ela costuma aparecer. “Sem essa de um cara parado e conversando, e as imagens de cobertura, ou do jogo, mostrando o corpo todo do capoeirista, desde a ponta do cabelo até a ponta do pé”, explica Igor Grazianno.
Exibição
Os interessados em conferir o curta podem vê-lo hoje, na Vila das Artes, e ainda no dia 2 de setembro, no auditório do Centro Cultural Dragão do Mar, dentro da programação “Debate com Ginga”, organizada pelo grupo de capoeira regional do Formando Luciano Hebert, do qual Igor faz parte atualmente. Ainda na ocasião do primeiro lançamento, logo mais à noite, serão realizadas entre duas e três sessões do curta, uma fala de agradecimento e uma roda de capoeira com o Mestre Marcão. Acarajé também será distribuído para o público presente.
“Acima de tudo, quero mostrar que a capoeira é expressão cultural, mais do que esporte e arte marcial. Esse filme tem esse objetivo: despertar toda a potencialidade que ela tem como linguagem e expressão”, finaliza o diretor Igor Graziano.
Mais informações:
Lançamento do curta “Ladainha”, de Igor Graziano. Hoje (18), às 19h, na Vila das Artes (R. 24 de Maio, 1221, Centro). Gratuito. Contato: (85) 3252.1444.
Via: Diário do Nordeste
Published by