Grupo vocal carioca Ordinarius realiza oficinas de canto coral gratuitas na CAIXA Cultural Fortaleza

O grupo vocal carioca Ordinarius realizará duas oficinas gratuitas de canto coral no Teatro da CAIXA Cultural Fortaleza, nos dias 28 e 29 de dezembro, às 15h. Voltadas para o público adulto e estudantes de música, as oficinas têm duração de 60 minutos e oferecem uma introdução prática aos fundamentos do canto coral, com elementos que combinam técnica vocal, consciência corporal e musicalização.

Cada turma conta com 20 vagas, e as inscrições já estão abertas no site da CAIXA Cultural (https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/Programacao.aspx?idEvento=2443). Ministradas pelos integrantes do Ordinarius, as aulas proporcionam aos participantes uma imersão no processo criativo do grupo, reconhecido por arranjos vocais únicos e interpretações marcantes da música brasileira.

As oficinas incluem exercícios de alongamento, respiração e emissão vocal, além de técnicas de percepção musical e ritmo. Os participantes também terão a oportunidade de conhecer de perto a criação e montagem de arranjos, com base na estética característica do Ordinarius. 

A abordagem é prática, permitindo aos alunos experimentar diferentes possibilidades musicais enquanto exploram os estilos que fazem parte do repertório do grupo, como choro, baião, samba e ijexá.

Serviço

[Oficina] Oficina de canto e coral — Turma 1

Local: Teatro da CAIXA Cultural Fortaleza

Data: No sábado (28/12)

Horário: 15h

Duração: 60 minutos.

Público-alvo: Público adulto em geral e estudantes de música

Vagas: 20 vagas

Inscrições: gratuitas pelo site da CAIXA Cultural
(https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/Programacao.aspx?idEvento=2443)

[Oficina] Oficina de canto e coral — Turma 2

Local: Teatro da CAIXA Cultural Fortaleza

Data: No domingo (29/12)

Horário: 15h

Duração: 60 minutos.

Público-alvo: Público adulto em geral e estudantes de música

Vagas: 20 vagas

Inscrições: gratuitas pelo site da CAIXA Cultural 

(https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/Programacao.aspx?idEvento=2443)

IDM lança Política de Pautas para agendamento de uso de espaços culturais

Todos os 16 equipamentos públicos suscetíveis de uso para atividades artísticas e culturais de responsabilidade do Instituto Dragão do Mar já estão usando as novas orientações

O Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM) implementou uma política de pautas para a solicitação formal de uso de espaços culturais, como teatros, cinemas e anfiteatros. No documento constam as definições sobre todos os processos relacionados ao agendamento e à cessão dos espaços culturais dos 16 equipamentos administrados pelo IDM, que estão espalhados por 6 municípios do Ceará. A nova política está em vigor desde o último dia 19 de novembro.

A Política de Pautas tem por objetivo promover o acesso e o uso eficiente de espaços, facilitando o monitoramento das ações, os parâmetros e critérios, além de organizar dados e auxiliar os gestores e equipes na tomada de decisões. O documento também regulamenta os processos de agendamento e negociação de pautas para os espaços de fruição e difusão cultural dos equipamentos geridos pelo IDM.

Todos os equipamentos públicos suscetíveis de uso para atividades artísticas e culturais de responsabilidade do Instituto Dragão do Mar já estão usando as novas orientações. “Todas as pessoas, organizações ou entidades que desempenham um papel ativo na promoção, desenvolvimento e difusão de atividades culturais e artísticas podem solicitar agendamento e reserva de pauta”, esclarece Lilian Lustosa, Gerente de Ação Cultural do Instituto.

O documento foi formatado com apoio da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) vinculada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) que busca democratizar, fomentar e fazer circular as artes no Ceará, além de proporcionar a formação e a profissionalização para diversas áreas.
“O IDM inova ao criar a sua Política de Pautas, promovendo transparência e eficiência nos processos de ocupação e cessão dos seus espaços culturais. A política reforça o compromisso do IDM com a democratização do acesso aos equipamentos, estabelecendo diretrizes nítidas e parâmetros objetivos para a seleção e organização das suas programações. Pela primeira vez, todos os equipamentos são regidos pelas mesmas regras e princípios de transparência, equidade e sustentabilidade”, afirma Lilian Lustosa.
O que compõe a Política de Pautas

  • Definição de como agendar e solicitar a utilização de nossos espaços;
  • Critérios para escolher quais eventos podem ocupar nossas pautas;
  • Diretrizes sobre a utilização dos espaços culturais de forma democrática e transparente;
  • Responsabilidades de todos os envolvidos no processo.
    Para ter acesso a Política de Pautas na íntegra do IDM, basta ir até https://www.idm.org.br/transparencia/. E para a reserva de espaços deve encaminhar solicitação por email, de acordo com o equipamento desejado abaixo:

Biblioteca Pública Estadual do Ceará
programacao.bece@idm.org.br
Casa de Antônio Conselheiro
ascom.cac@idm.org.br
Casa de Saberes Cego Aderaldo
producao.csca@idm.org.br
Cineteatro São Luiz
pauta.saoluiz@idm.org.br
Complexo Ambiental Caminhos do Horto
producao.teleferico@idm.org.br
Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba
cristiane.lima@idm.org.br
Complexo Ambiental Mirante do Caldas
contato.mirantedocaldas@idm.org.br
Centro Cultural Bom Jardim
producao.ccbj@idm.org.br
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
pauta.cdmac@idm.org.br
Centro de Formação Olímpica
agenda.cfo@idm.org.br
Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho
francineide.ch@idm.org.br
Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
pauta.gastronomiasocial@idm.org.br
Escola Porto Iracema das Artes
producao.portoiracema@idm.org.br
Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira
pauta.viladamusica@idm.org.br
Hub Cultural Porto Dragão
pauta.portodragao@idm.org.br
Theatro José de Alencar
pauta.tja@idm.org.br

Instituto Dragão do Mar (IDM)

O Instituto Dragão do Mar é uma organização social (OS) de sociedade civil, sem fins lucrativos, com 26 anos de atuação no campo cultural do Ceará e atua em parceria com o Governo do Estado, especialmente com a Secretaria de Cultura, maior e mais antiga parceira da instituição.

A OS é especialista na gestão de experiências de formação e fruição cultural em artes, patrimônio e memória, gastronomia social, esporte e meio ambiente e, atualmente, faz a gestão de 16 espaços e equipamentos públicos, em parceria com o Governo do Ceará, sendo cinco no interior do estado.

Empresária Gisele Soares é coautora do livro Elas Fazem Acontecer, com lançamento digital nesta terça-feira (10)

A empresária Gisele Soares, proprietária da Confeitaria Bocaditos e da inovadora Pirokaria, é uma das coautoras do livro Elas Fazem Acontecer, que estreia hoje, 10 de dezembro, no formato digital na Amazon. Com histórias inspiradoras de superação e empreendedorismo feminino, a obra é um verdadeiro convite à reflexão sobre sonhos, coragem e transformação.

 

Disponível por apenas R$ 5,99, o valor arrecadado com a venda do livro será integralmente destinado à instituição Lar de Amor Pelo Mundo, reforçando o compromisso social das autoras.

 

Além da versão digital, o lançamento do livro físico será realizado no dia 18 de dezembro, às 19h, em Natal/RN. O evento será gratuito e aberto ao público, com o local a ser divulgado em breve.

 

Elas Fazem Acontecer nasceu do evento Empreenda-se, idealizado por Rafaela Sales, e reúne histórias reais de 19 mulheres que superaram desafios e construíram trajetórias de impacto no mercado. A participação de Gisele Soares, uma das empresárias mais inovadoras do RN, é um dos destaques do livro, com uma narrativa que reforça sua atuação como referência no empreendedorismo feminino.


Baixe agora e contribua com uma causa solidária!

 

Adquira Elas Fazem Acontecer na Amazon:https://amzn.to/3D3Nn3i

 

Acompanhe mais sobre Gisele Soares no Instagram e inspire-se:

@oficialgisoares | https://www.instagram.com/oficialgisoares

Paulaz Ohana e Davi Vasconcelos celebram batizado da filha Maria Liz em cerimônia especial

O casal de empresários Paula Ohana e Davi Vasconcelos, à frente da Norral Contabilidade, comemorou um momento de grande emoção e fé ao batizar sua filha, Maria Liz, em uma cerimônia religiosa.

O evento, que reuniu familiares e amigos próximos, foi celebrado pelo padre Ari Alves, marcando um marco importante na vida da pequena e de seus pais.

A cerimônia

O batizado, realizado com muito carinho e devoção, foi um momento de reflexão e união para a família Vasconcelos. Paula Ohana compartilhou a felicidade do evento com os presentes, dizendo: “Hoje é um dia muito especial para nossa família. O batizado de Maria Liz é uma benção que queremos dividir com todos que fazem parte da nossa história. Estamos imensamente gratos por este momento de fé.”

BSPAR inicia vendas do loteamento BS Botanic

A BSPAR abriu no ultimo sábado, com um evento para clientes previamente cadastrados, a venda das unidades do loteamento BS Botanic. Com uma proposta que combina sofisticação, conforto e imersão na natureza, o projeto traz uma nova perspectiva de vida para famílias que buscam exclusividade e bem-estar.

Localizado na CE-010, km 9, em frente ao BS Gran Parc, o BS Botanic oferece fácil acesso a Fortaleza e está situado próximo a praias, universidades, shoppings e outros pontos de interesse.

O loteamento ocupa uma área superior a 220 mil m², com 339 unidades e uma infraestrutura de lazer completa. Os moradores poderão desfrutar de um Club House com piscinas, quadras esportivas, salão de festas, academia climatizada e muito mais. Além disso, o projeto destaca uma área de preservação ambiental e um riacho natural, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade de vida.

O MAIOR PARQUE DE INFLÁVEIS DO MUNDO ESTÁ DEVOLTA A FORTALEZA

Prepare-se  para a diversão  do ano!  O Pula Pula Park,atração internacional, retorna a Fortaleza no dia 20 de dezembro de 2024, na área externa do Shopping Iguatemi,com 14 brinquedos incríveis, incluindo o impressionanteBig Jump, um inflável de 30 metros de altura! É aoportunidade perfeita para viver momentos inesquecíveiscom sua família e amigos.

Uma experiência única para todas as idades!

Os brinquedos infláveis, clássicos da infância, agora emuma escala épica, oferecem atividades como saltos,escorregadores gigantes e circuitos desafiadores. Imaginedescer de uma altura equivalente a um prédio de 10 andarese cair em uma cama inflável! Isso e muito mais espera porvocê no Pula Pula Park, que também conta com uma área demais de 5 mil m², repleta de estações temáticas inspiradas noimaginário infantil: barco pirata, universo jurássico, selvaencantada e muito mais!

O Pula Pula Park conta com uma área com mais de 5 mil m²,e reúne uma infraestrutura especial para atender as famílias,com espaço kids, praça de alimentação, guarda- volumes,fraldário, ambulatório, lounges de descanso, lojinha deprodutos e área para aniversários.

Novidades desta edição

A atração internacional foi desenvolvida na Europa e neste ano iniciou sua primeira temporada pelo Brasil. O Shopping Iguatemi traz o parque mais uma vez pelo sucesso incrível que teve em sua primeira temporada, eagora vindo com inovações no parque, teremos uma área exclusiva de Workshop para entretenimento de toda família diariamente, com atrações únicas e exclusivas, como aulas de dança, artes manuais, esportes, saúdeentre outros… para a diversão de toda a família, em diasprogramados também teremos presença de Dj e música aovivo no parque.

Brinquedos Infláveis

O parque é dividido em estações temáticas e lúdicas ondeos visitantes podem construir suas próprias histórias eaventuras. São escorregadores, labirintos, circuitos dedesafio, escalada e cenários inspirados em personagens e ambientes presentes no imaginário infantil, como barco pirata, selva, fundo do mar, jardim encantado, universojurássico, entre outros. O espaço foi projetado para receber o público infanto-juvenil, mas conta com área kids exclusivapara os bebês de até 3 anos e algumas atrações quepodem ser exploradas também pelos adultos. “O conceito do parque foi todo desenvolvido para promover a diversãoao ar livre e a conexão entre as famílias. A visita é um convitepara voltar à infância e dedicar tempo de qualidade para aconstrução de memórias afetivas com as crianças”, destacando que o projeto foi o vencedor do prêmio BestAcademic C Youth Festival no Iberian Festival Awards2022, na Península Ibérica, na Europa.

Funcionamento:

O espaço funciona de terça-feira à domingo, em duassessões de 2h30 cada:

  • 19 Sessão: 16h às 18h30
  • 29 Sessão: 19h às 21h30

Ingressos:

As entradas podem ser adquiridas antecipadamente online pelo site www.pulapulapark.com com oferta devoucher de R$10 na praça de alimentação ou na bilheteria do parque.

Com valores de meia entrada a partir de R$49,99 de terça a sexta-feira e R$69,99 ao sábado, domingo e feriados, você e seus amigos, poderão brincar em 2h30 de muita diversão em nossas sessões e todas as crianças até 16 anos têm direito a um acompanhantegratuitos (o mesmo terá acesso à área comum do parque,mas não poderá entrar com as crianças nos brinquedos). OPCD, pessoa com deficiência (Preço de meia entrada) incluem acompanhante que poderá ter acesso grátis aos brinquedos com o portador.

O parque também oferece pacotes promocionais comdesconto para famílias, aniversários e escolas, consulte no site.

A meia-entrada é garantida para as crianças menores deaté 16 anos, estudantes (com apresentação do documentoválido – Carteira de estudante) e Pessoas com DeficiênciaPDC.

Adultos também podem participar!

Ingressos para adultos em atrações selecionadas a partir deR$99,99, mas haverá dias especiais 100% dedicados exclusivamente a adultos.

Informações adicionais:

O uso de meias antiderrapantes é obrigatório nosbrinquedos. Você pode trazer as suas de casa ou adquiri-las no parque, caso necessário.

Siga as nossas Redes Sociais e fique atento a todas asnossa promoções e programações semanais:

Instagram:@pula.pulapark Tik Tok: @opulapulapark Facebook: Pula Pula Park

61º Seminário Sobre a Educação de Sobral reuniu educadores e gestores de onze estados brasileiros

A Secretaria da Educação de Sobral (SME) promoveu, nos dias 5 e 6 de dezembro (quinta e sexta-feira), a 61ª edição do “Seminário sobre a Educação de Sobral”, que contou com a participação de educadores, gestores e especialistas em educação de estados de 11 estados brasileiros.

Na quinta-feira (05/12), os participantes do seminário assistiram a palestra “A Escola de Formação e o processo formativo docente de Sobral”, ministrada pelo diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), Amaury Gomes. Além disso, foram realizadas visitas à sede da Esfapege e à Casa da Avaliação Externa.

Na sexta-feira (06/12), o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, se reuniu com os participantes do seminário, no auditório da Prefeitura. “Para nós que fazemos a Secretaria da Educação de Sobral é sempre uma honra receber visitantes de todo o país, para apresentarmos as nossas práticas exitosas. Sejam todos muito bem-vindos e aproveitem Sobral”, disse Herbert.

Ainda foi realizada a palestra “A Experiência Educacional de Sobral – 25 anos”, ministrada pelo coordenador de Ensino Fundamental II da SME, Vilar Vasconcelos. Na ocasião, foi apresentada a estrutura da rede municipal de ensino, os desafios superados ao longo dos últimos 25 anos e as novas metas da gestão municipal, como a universalização do ensino em tempo integral em todas as escolas públicas de Sobral.

Ao longo do dia, os participantes conheceram ainda Centros de Educação Infantil e escolas municipais, onde puderam vivenciar na prática como funcionam os processos educacionais de Sobral.

Thaty Rabello apresenta coleção que une tradição, sustentabilidade e inovação, impulsionando o polo de lingerie de Morrinhos como referência nacional

A moda transforma a cultura e a economia de Morrinhos com o lançamento da coleção “Os Encantos do Nordeste: Sob o Olhar de Morrinhos”, assinada pela renomada empresária e diretora criativa Thaty Rabello, em parceria com a marca de moda íntima Jhamby. A coleção, fruto de uma colaboração inovadora entre Thaty Rabello e a Jhamby, combina tradição, sustentabilidade e a essência cultural de Morrinhos, reafirmando o potencial transformador da moda para o polo têxtil da cidade. Apresentada na 2ª Edição do Festival de Moda de Morrinhos, no último dia 6 de dezembro, a coleção encantou o público e destacou a cidade como um dos maiores polos de moda íntima do Brasil.

Uma viagem pela alma e essência de Morrinhos

“Do Sertão ao Mar” é uma vertente atemporal e itinerante que faz parte da essência de Thaty Rabello e da TR Brand, conectando a tradição cultural nordestina a criações únicas. Os conjuntos de lingerie desta coleção vão além de roupas íntimas: representam uma verdadeira viagem pela alma e essência de Morrinhos, cidade situada entre o sertão e o mar, no norte do Ceará. A coleção traduz a transição do semiárido ao litoral, revelando a riqueza cultural e natural do local.

Elementos como o xaxado, os bordados artesanais, os cactos do sertão e os rios que banham a região foram reinterpretados em cada detalhe das peças, mostrando a diversidade e a autenticidade do Nordeste. Com uma paleta de cores que reflete os tons terrosos do sertão, os azuis profundos do mar e os verdes vibrantes dos cactos, a coleção captura a essência de um povo resiliente e criativo, que encontra na sua cultura uma fonte inesgotável de inspiração.

“Essa coleção é uma celebração ao Nordeste e, especialmente, a Morrinhos, que se destaca como um dos maiores polos de moda íntima do Brasil. Ao incorporar práticas sustentáveis e o DNA cultural da região, reforçamos o potencial de transformar essa indústria em uma referência mundial”, destacou Thaty Rabello.

Sustentabilidade como pilar do futuro da moda
A coleção vai além de celebrar a cultura local. Ela inova ao incorporar práticas sustentáveis, utilizando resíduos de jeans e sobras da produção de lingerie, transformando o que seria descartado em arte e moda. Essa abordagem não apenas reduz o impacto ambiental, mas também posiciona Morrinhos como um exemplo de vanguarda na moda circular.

“Essa coleção é uma demonstração de que tradição e inovação podem caminhar juntas. É um orgulho levar a mensagem de sustentabilidade e pertencimento cultural para o mundo, diretamente de Morrinhos”, afirmou Thaty Rabello.

A realização desse projeto só foi possível graças ao apoio visionário da Prefeitura de Morrinhos, liderada pelo prefeito Jerônimo Neto Brandão, e à dedicação incansável da vice-prefeita Jéssica Moura Pereira, que desempenhou um papel fundamental na organização do evento e na valorização do polo de lingerie da cidade.

“A força e visão estratégica da Prefeitura de Morrinhos, em especial a liderança do prefeito Jerônimo Neto Brandão e a dedicação da vice-prefeita Jéssica Moura Pereira, têm sido essenciais para fomentar o desenvolvimento do setor. É com essa parceria que acredito ser possível expandir ainda mais o impacto do polo de lingerie, fortalecendo a economia local e levando o nome de Morrinhos para o mundo”, destacou Thaty Rabello.

Perspectivas para o polo de Morrinhos
Morrinhos é reconhecida como um dos maiores polos de moda íntima do Brasil, com grande potencial de crescimento. Essa coleção é um exemplo de como inovação, sustentabilidade e tradição podem ser os pilares para expandir ainda mais o impacto econômico da cidade.

“Acredito no poder transformador da moda para impulsionar a economia local. Minha experiência ao longo de 20 anos me permite trazer um olhar estratégico para o polo de Morrinhos, conectando a produção local a novas oportunidades de mercado e ajudando a cidade a se consolidar como referência mundial”, reforçou Thaty Rabello.

Sobre o Festival de Moda de Morrinhos
O lançamento ocorreu durante o Festival de Moda de Morrinhos – Polo Sítio Alegre, evento organizado pela Prefeitura de Morrinhos, em parceria com Sebrae, SindiConfecções e FIEC. Já consolidado como o maior festival de moda do litoral norte do Ceará, o evento é um marco para a valorização do empreendedorismo e da cultura local.

O futuro do polo de Morrinhos
Com iniciativas como essa, Thaty Rabello reafirma seu compromisso de colaborar com projetos que vão além dos eventos, ajudando a transformar Morrinhos em um polo global de moda sustentável. A fusão entre tradição, inovação e sustentabilidade é o caminho para levar a cidade ao reconhecimento que ela merece.

“Essa coleção é apenas o começo de um movimento que pode transformar Morrinhos em um ícone global da moda íntima. Estou pronta para contribuir com novas ideias e projetos que levem essa indústria para um novo patamar”, finalizou Thaty Rabello.

Prata Rara recebe certificação do Great Place to Work e consolida seu compromisso com um ambiente excepcional

A Prata Rara acaba de ser certificada pelo Great Place to Work (GPTW), uma das mais renomadas instituições de certificação de ambientes corporativos do mundo.

A conquista é um marco importante para a empresa, que reafirma seu compromisso com a construção de um ambiente de trabalho onde os colaboradores se sintam valorizados, motivados e inspirados a entregar o seu melhor.

GPTW

A certificação do GPTW não é apenas um selo, mas um reconhecimento do trabalho contínuo da Prata Rara em promover uma cultura organizacional pautada em empatia, excelência e colaboração. Segundo a empresa, a experiência do cliente começa internamente, com o cuidado e o respeito dedicados aos colaboradores.

“O cuidado que entregamos ao público reflete diretamente o respeito e a dedicação que cultivamos em nosso time”, destaca Hellen Postai, CEO da marca.

“A conquista dessa certificação é um reflexo direto dos valores que norteiam a empresa, que tem como prioridade criar um ambiente de trabalho positivo e inclusivo”, seguiu.

Origens

Hellen, uma empresária curitibana de 38 anos, se tornou referência no setor de joias no Brasil logo após ter iniciado a sua trajetória no ramo da joalheria aos 17 anos, trabalhando na empresa de seu pai, a Postai Prata.

Foi lá que ela descobriu sua paixão pelo comércio e pelas joias, além de desenvolver um conhecimento profundo do mercado, o que mais tarde a motivaria a criar sua própria marca.

Em 2012, Hellen deu um grande passo ao realizar o sonho de morar no Nordeste, onde abriu sua primeira loja em Recife. O sucesso imediato dessa unidade foi o ponto de partida para uma expansão significativa, que atualmente conta com 13 lojas físicas espalhadas pelo Nordeste e um e-commerce que atende clientes de todas as regiões do país.

Thiago Façanha escolhido melhor diretor de Agência de Publicidade no Prêmio Nosso Meio

A entrega de troféus da primeira edição do Prêmio Melhores do Nosso Meio (PMNM 2024) aconteceu nesta quinta-feira (05/12), no buffet La Maison. Durante o evento, foram revelados os profissionais que alcançaram as três primeiras posições de cada categoria. O publicitário Thiago Façanha, da Mulato Comunicação, foi o vencedor na categoria “Diretor(a) de Agência de Publicidade”.

“Estou muito feliz. Essa é a verdadeira premiação de Comunicação do Ceará, porque de fato representa quem coloca a mão na massa e faz acontecer no mercado. É um prêmio do povo, é um prêmio democrático”, destacou, em discurso de agradecimento.