Programa Mais infância Ceará completa seis anos com anúncio de 250 brinquedopraças e Cidade Mais Infância

O governador Camilo Santana sancionou nesta quarta-feira (25), a lei que permite ao Governo do Ceará fazer a contratação temporária de brigadistas de incêndios florestais. O objetivo é atender à necessidade temporária de excepcional interesse público relacionada à relevância da prevenção e combate aos incêndios florestais, mais incidentes no segundo semestre no Ceará, devido ao tempo seco e a muitos ventos. O anúncio foi transmitido ao vivo via redes sociais, e contou com a participação do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, tenente-coronel Isaac Rodrigues, comandante do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA), e o Coronel Helder Silva, coordenador do gabinete do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

“Temos enfrentado os problemas das queimadas desde sempre, mas com maior incidência principalmente nesse segundo semestre, época em que está em tempo de seca e com muitos ventos no Ceará. Já havíamos ampliado as bases do Corpo de Bombeiros no interior, como a que inauguramos em Quixadá, e vamos seguir ampliando, e hoje, através de uma importante iniciativa da secretaria do Meio Ambiente (Sema) vamos poder contratar de forma temporária brigadistas florestais para combater os incêndios, junto com o Corpo de Bombeiros, em regiões com maior incidência de queimadas”, disse o governador no ato da assinatura. A lei permitirá a contratação de até 60 brigadistas para reforçar as equipes de combate aos incêndios florestais. Em 2020, foram registrados 6.145 incêndios florestais, já em 2021, até o momento, houve 1.534 ocorrências desse tipo.

“Quero parabenizar a todos que fazem o Programa Mais Infância Ceará por esses seis anos de trabalho. Podem bater no peito e se orgulhar de terem construído no Ceará o maior e melhor programa na área da infância desse país. E como presente, estamos hoje autorizando duas ações importantes e que vão fazer a diferença na vida de muitas crianças cearenses. Considero o Mais Infância Ceará uma das maiores iniciativas que nosso Governo fez e tem feito, por isso, não tenho dúvida que estamos plantando uma semente para o futuro e para o amanhã”, destaca Camilo Santana.

“Hoje é um dia muito especial para todas as crianças cearenses e todos que fazem a gestão estadual. Desde o primeiro momento, sabíamos dos desafios, mas através das parcerias, construímos o Programa Mais Infância Ceará. Hoje, com todas as realizações, comemoramos todas as conquistas já alcançadas ao longo desses seis anos. Cuidar das nossas crianças no presente é zelar pelo futuro da nossa nação e é isso que seguiremos fazendo. Agradeço a todos que fazem acontecer o Mais Infância Ceará, que é intersetorial, em especial ao governador Camilo Santana”, salienta a idealizadora do Programa e primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

Eu tenho a honra de ser desse Governo, de trabalhar com a primeira-dama Onélia. A gente sente do fundo do coração que tudo isso é muito verdadeiro e que tudo isso que está sendo implantado no Ceará é para que tenhamos no futuro uma sociedade mais livre. Vejo o desejo de transformar esse Estado, e transformar pela infância, com as ações do Mais Infância Ceará, porque sei o que está sendo registrado nos municípios”, ressalta a secretária da Proteção Social, Socorro França.

“Parabenizo ao governador, a primeira-dama, aos secretários e a todos que fazem esse programa, por está tendo atenção a esse seguimento tão importante da sociedade, que são as crianças, o futuro da nossa nação. Me orgulho de ser cearense, por tudo que a gente tem acompanhado, pelo que temos os programa que estão sendo implementados”, enfatiza o deputado Evandro Leitão.

Brinquedopraça

Espaço de lazer para as crianças, com áreas cercadas de 250m² a 300m², piso anti-impacto e de sete a dez brinquedos infantis: casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, escorregadores com balanço triplo, duas gangorras, dois brinquedos em mola, uma gangorra dupla frontal e um balanço frontal, estes dois últimos brinquedos inclusivos, o que permite que bebês de colo e crianças com deficiência se divirtam no espaço. O Estado oferta os equipamentos e cabe às prefeituras garantir a conservação da praça e a manutenção dos brinquedos.

Cidade Mais Infância

Equipamento que será implantado no Centro de Eventos do Ceará (CEC), em Fortaleza, e vai agregar diversos ambientes, simulando uma cidade em escala infantil, com bancos, correios, polícia, bombeiros, escolas e outros serviços. Assim, a criança é estimulada a exercer sua cidadania escolhendo uma profissão a ser vivenciada de forma educativa dentro do parque.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.