
Quatro pessoas foram presas em flagrante por furto de energia elétrica após ações de fiscalização da Enel Distribuição Ceará realizadas no dia 5 de fevereiro. As ocorrências aconteceram nos municípios de Limoeiro do Norte, Granja, Crato e Barbalha, durante operações distintas da distribuidora. Durante inspeções técnicas na rede elétrica, equipes identificaram ligações clandestinas em residências e em uma arena de futebol, prática ilegal que coloca em risco a segurança da população e compromete o fornecimento de energia.
Os responsáveis pelos imóveis foram informados sobre as irregularidades e conduzidos às delegacias regionais com o apoio da Polícia Militar, que deu andamento aos procedimentos legais. As ações fazem parte de um conjunto permanente de medidas adotadas pela Enel Ceará para combater o furto de energia, conhecido popularmente como “gato”, além de reduzir riscos de acidentes, incêndios e danos à rede elétrica.
De acordo com a distribuidora, somente neste ano já foram realizadas mais de 13 operações especiais, resultando em mais de 10 prisões em flagrante. Em 2025, o balanço aponta mais de 180 pessoas presas por furto de energia no Ceará, com maior número de ocorrências na região Sul do estado. As fiscalizações incluem inspeções regulares, operações integradas com a Secretaria da Segurança Pública e vistorias em sucatas e pontos de reciclagem, reforçando o combate a esse tipo de crime e a proteção do sistema elétrico.