Rede de fibra óptica conectará Brasil aos EUA

Em coletiva realizada nesta terça-feira, 14, na Futurecom, Google, Algar Telecom, Angola Cables e Antel deram mais detalhes sobre o novo cabo submarino de fibra óptica que ligará Santos e Fortaleza, no Brasil, a Boca Raton, nos EUA. A Rede de cabos submarinos de fibra óptica que conectará o Brasil aos Estados Unidos e à África pode vir a melhorar a Internet no Amazonas, de acordo com Divino Sebastião de Souza, diretor presidente da Algar Telecom, uma das empresas que construirão a rede em parceria.

Um dos cabos sairá de Boca Ratón, no estado norte-americano da Flórida, passará por Fortaleza (CE) e chegará até Santos (SP). Outro conectará Fortaleza e Angola, permitindo maior fluxo de dados entre a América Latina e a África, duas regiões com demandas crescentes no setor de telecomunicação. Segundo Cristian Ramos, gerente de parcerias de desenvolvimento de infraestrutura de internet para a América Latina da norte-americana Google, a previsão é que todo o sistema esteja totalmente operacional até o final de 2016.

O diretor acredita que as possibilidades abertas pelo projeto permitirão uma capacidade de transmissão de dados para a Região Norte. “Nós temos mais de 14 mil Kms de fibra óptica compondo nossa rede nacional e, com o cabo submarino conectando o nosso backbone, que hoje passa em Santos, com Fortaleza, há muitas possibilidades para levar essa conectividade ao Norte”, disse Divino.

Para o diretor da Algar Telecom, “uma parceria com alguém tenha estrutura na área a partir de Fortaleza é muito mais possível”, em contraposição a Brasília, a atual ponta norte do backbone da empresa. “Não imagino forma de conectar a transmissão dos dados do Norte via Brasília que não envolva a construção de linhas de transmissão, e isso requereria um trâmite muito mais complexo”, comentou.

Via: InfoAbril

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.