Considerado Setembro Verde, o mês é lembrado pela campanha nacional de conscientização da doação de órgãos. Em Sobral, o Hospital Regional Norte, não só aderiu à cor do movimento, colocando o verde na fachada de sua entrada principal, mas também organizou uma série de atividades para a próxima quinta-feira, 24, se estendendo até o sábado, 26, com o Curso Sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, a ser realizado no auditório do Centro de Estudos e Pesquisa, do próprio HRN.
Entre os temas abordados, os participantes poderão saber mais sobre como funciona o Banco de Olhos de Sobral (instalado na Santa Casa de Misericórdia), e o transplante de córneas; além do processo de doação e transplantes, e a situação no Estado e no Brasil; identificação, avaliação e manutenção do potencial doador; diagnóstico de morte encefálica; a entrevista familiar; como cada religião trata o tema; como a imprensa trabalha suas pautas e reportagens sobre a doação; e o depoimento de pacientes e familiares de doadores.
De acordo com Olon Leite, coordenador da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, do Hospital Regional Norte (CIDOHTT), “além do curso, nós estaremos realizando, na última semana de setembro, eventos relacionados ao assunto nas escolas de Sobral. Vamos abranger todos os pontos importantes relacionados ao processo do transplante, como determina o Sistema Nacional de Transplantes”, disse.
Doações
No ano passado, a Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado recebeu 152 notificações de potenciais doadores de órgãos e tecidos dos hospitais notificantes do interior do Estado, o que representa 24,4% de todas as 623 notificações registradas no Ceará. Desse total, 65 foram feitas pelo HRC, 53 pela Santa Casa de Sobral e 30 pelo HRN. Naquele ano, os hospitais do interior efetivaram 20% dos 220 potenciais doadores notificados no Estado, com 19 no HRC, 13 na Santa Casa de Sobral e 12 no HRN. Este ano, os hospitais do interior já fizeram 84 notificações de potenciais doadores, sendo 34 pelo HRC, 30 pela Santa Casa de Sobral, 17 pelo HRN e, os demais, pelos hospitais São Raimundo, São Vicente de Paulo e Santo Antônio. Já são 23 doadores efetivos este ano, 11 do HRC, sete da Santa Casa de Sobral e cinco do HRN.
Além de Fortaleza, Sobral, Crato, Barbalha, e Juazeiro do Norte (macrorregião do Cariri), são os municípios do Ceará que realizam captação de órgãos e tecidos para transplantes, em oito hospitais notificantes desses potenciais doadores.