A Univida – Cooperativa de Trabalho e Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e de Saúde – e a Prefeitura de Irauçuba firmaram parceria para zerar a demanda de ultrassonografias existente no Município, que era de cerca de 120 exames. Os primeiros atendimentos aconteceram na última terça-feira (26), quando 70 exames foram realizados gratuitamente no Hospital Municipal Dr. Pedro de Castro Marinho. “Eu não via a hora de fazer esse exame. Estou muito grata. Espero que tenhamos mais parcerias assim”, comemorou a dona de casa Gerusa Vasconcelos, uma das beneficiadas nesta primeira etapa do mutirão.
De acordo com Adriana de Paulo Lima, presidente da UNIVIDA, “a Cooperativa tem o compromisso moral de desenvolver ações voltadas para as áreas da saúde e bem estar. Essa parceria com a Prefeitura de Irauçuba faz parte dos projetos de responsabilidade social da Univida”. A gestora da cooperativa afirmou ainda que a ideia é expandir as ações para outros municípios onde atuam.
Além de Irauçuba, Aracati e Chorozinho também já receberam mutirões para a realização de ultrassonografias. Em Aracati, a ação teve início no final de setembro e desde então segue com atividades semanais. O objetivo é que, até janeiro, os mais de 2300 pacientes que estavam na fila de espera, sejam atendidos.
Já em Chorozinho, a demanda reprimida era de cerca de 800 exames. Os primeiros atendimentos aconteceram no dia 20 de novembro, quando 120 exames foram realizados gratuitamente. A ação, que vem sendo promovida no Posto de Saúde do Sítio Retiro, segue até zerar a demanda.