
Aconteceu hoje em Varjota a primeira audiência pública cujo objetivo é discutir e solicitar junto ao Tribunal de Justiça e ao Governo do Estado a reinstalação da Comarca de Varjota.
Em 2019 o Tribunal de Justiça tornou Varjota como agregada à Comarca de Reriutaba, apesar de Varjota ter, conforme mencionado na audiência pública, maior número de demanda processual, bem como maior adensamento populacional.
A Audiência ocorreu na Câmara Municipal sob a presidência do Presidente Régio Ximenes e contou com a presença do Presidente da OAB SOBRAL, Dr. Ézio Azevedo, do Procurador do Município de Varjota, Dr. João Ricardo Holanda e de vários membros da advocacia e da sociedade varjotense.

A reunião serviu para apresentar dados que comprovam os prejuízos que a sociedade, sobretudo a mais vulnerável, e a advocacia vêm sofrendo com a alteração feita pelo TJ em 2019.
Desde o início de sua gestão, em 2021, o Prefeito Elmo Monte busca angariar dados e elaborar movimentos para que Varjota possa voltar a ser Comarca e ter Juíz próprio.
Para 2023, mais audiências ocorrerão com a presença da sociedade civil e a promessa de estarem presentes, de igual forma, os Deputados Estaduais votados no município.
O Procurador do Município, Dr. João Ricardo Holanda, que teve a iniciativa por meio da gestão municipal do Prefeito Elmo Monte, ressaltou os dados que comprovam a significativa demanda jurisdicional de Varjota e agradeceu aos Vereadores, ao Presidente da OAB Sobral e às advogadas e advogados presentes pelo empenho em busca de resolver a situação.