
O Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Sobral, por meio da Comissão de Humanização, iniciou uma nova frente de cuidado voltada para fortalecer ainda mais a relação com os usuários: o Comitê de Experiência do Paciente. O grupo reúne representantes da direção, serviços assistenciais, setores de apoio e áreas administrativas, com o objetivo de garantir que a jornada do paciente seja continuamente aprimorada.
A jornada do paciente é o caminho percorrido pelas pessoas na unidade, desde o reconhecimento do problema, até o atendimento e o retorno. A iniciativa do HRN utiliza dados de pesquisas, feedbacks e indicadores para integrar tecnologias, reforçar práticas de hospitalidade e consolidar uma cultura de cuidado centrado na pessoa, proporcionando uma experiência mais positiva e acolhedora para pacientes e familiares. Uma das ações do comitê será ouvir, a cada dois meses, um ex-paciente que utilizou os serviços do HRN.
No primeiro encontro, realizado no dia 15 de setembro, a convidada foi a dentista Julia Fontinele Mendonça Carneiro, 29 anos, moradora de Hidrolândia. Ela passou por quatro internações no setor de obstetrícia entre maio e junho de 2025, em razão de Diabetes Mellitus Gestacional descompensada, condição que exige acompanhamento de alto risco. Após ser referenciada pelo Centro de Especialidades Médicas de Sobral, Julia passou a ser acompanhada no HRN, onde deu à luz seu segundo filho, João Pedro, no dia 23 de junho, com 36 semanas de gestação.