Decisão de liberar ficha-suja na eleição é mais um ponto para corrupção na pandemia, diz autor de consulta ao TSE

Para o deputado Célio Studart, decisão desta terça-feira (1) traz grave desprezo pela moralidade eleitoral

Candidatos condenados em 2012 e inelegíveis por oito anos nos termos da Lei da Ficha Limpa poderão participar das eleições municipais deste ano. É este o entendimento da maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral, que na sessão desta terça-feira (1) discutiram a questão dos contagem dos prazos de inelegibilidade diante do adiamento das eleições de outubro para novembro, nos termos da consulta apresentada pelo deputado federal Célio Studart (PV-CE).

“A decisão do TSE, permitindo que condenados pela Lei da Ficha Limpa se aproveitem da nova data eleitoral para concorrer, trouxe grave desprezo pela moralidade eleitoral e violou uma das maiores conquista populares da última década, haja visto que a lei nasceu de iniciativa popular. Mais um ponto para a corrupção na pandemia”, avaliou Célio Studart.

A consulta foi protocolada no dia 6 de julho, quatro dias após o Congresso Nacional ter promulgado o novo calendário eleitoral. Um dos idealizadores e redatores da Lei da Ficha Lima, o jurista Marlon Reis está entre os advogados que assinam o documento.

O objetivo principal era esclarecer se os candidatos que porventura tinham sido condenados por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2012, realizadas no dia 7 de outubro daquele ano, ainda estariam impedidos de concorrer em 2020, dada a modificação do calendário nos termos da Emenda Constitucional 107.

O parecer do relator, ministro Edson Fachin, favorável à exclusão dos fichas-sujas, foi derrotado. “Entendo que a Emenda 107, ao se endereçar à situação da pandemia causada pela Covid-19, manteve as eleições em 2020 e somente operou materialmente o mero deslocamento de atos do processo eleitoral e, por isso, não pode ser entendida como modo implícito de vulnerar a função de manutenção da normalidade e legitimidade do pleito, que é dever da Justiça Eleitoral”, opinou o magistrado.

“Por isso, entendo que a modificação temporal das eleições em 2020 é inapta por si só a modificar a compreensão de que a eleição no corrente ano e na data prevista na Emenda Constitucional deve observar plenamente a incidência das causas de inelegibilidade”, completou. O novo corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Luís Felipe Salomão, seguiu o voto de Fachin.

O primeiro a se manifestar na sessão foi o vice-procurador-geral Eleitoral, Renato Brill, que voltou a manifestar sua posição pela resposta positiva à consulta. Para ele, seria necessário alterar duas súmulas eleitorais para ficar claro que as causas da inelegibilidade valem até o final do oitavo ano após a condenação.

No entanto, cinco ministros, incluindo o presidente da Corte, ministro Luis Roberto Barroso, apresentaram entendimento diferente. Entre os argumentos elencados, estão o de que o Congresso Nacional não abordou a questão da inelegibilidade na Emenda Constitucional 107 e que o processo eleitoral já começou. Um dos magistrados alegou, inclusive, que “sorte é sorte”, em alusão à situação de que candidatos até então inelegíveis não tiveram responsabilidade pela modificação no calendário eleitoral.

Consulado dos EUA no Nordeste será comandado por uma mulher

Foto: LinkedIn

O Consulado dos Estados Unidos no Recife, a representação diplomática americana mais antiga no Brasil e responsável pelo trabalho nos nove estados do Nordeste, será comandado por uma mulher. A diplomata Jessica Simon vai substituir John Barrett, transferido para o Peru, que ocupou o cargo por três anos. A nova cônsul fala fluentemente português, pois trabalhava na seção de Diplomacia Pública do consulado norte-americano do Rio de Janeiro. Ela prepara a mudança e deve iniciar suas atividades em setembro.

Hospital Regional Norte auxilia mulheres a superar desafios da amamentação

Mãe pela terceira vez, Gleycilane dos Santos Machado, 35, teve uma gravidez de alto risco em virtude da diabetes. Há vinte dias, com 37 semanas de gestação, a dona de casa deu à luz Isabela no Hospital Regional Norte (HRN), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). No ambulatório de aleitamento materno da unidade, mãe e filha estão sendo acompanhadas para que a criança cresça e se desenvolva de forma saudável.


“Eu me sinto realizada em amamentar. É muito prazeroso e eu sei que são muitas vantagens para a minha bebê. Quero amamentar sem parar até o sexto mês”, ressalta. Ajudar mulheres a enfrentar os desafios da amamentação é uma das missões do HRN, que proporciona um atendimento especializado, pautado pela humanização. Para Gleycilane, o apoio tem sido fundamental. “O ambulatório me ensinou muitas coisas, principalmente a pega correta, tanto que meu seio não feriu e está tudo bem com a minha filha”, relata.

Posicionar o bebê de forma correta está entre as principais dificuldades relatadas pelas mães durante o aleitamento materno, como explica a médica do banco de leite do HRN, Izabela Tamira. De acordo com a especialista, as mulheres que recorrem ao ambulatório também se queixam, com frequência, de problemas mamários e da dificuldade de ganho de peso pelo bebê.


“Como a mãe e o bebê estão nesse processo de conhecimento e familiarização, de aprendizagem, da melhor maneira de amamentar para os dois, é muito comum essa dificuldade de posicionamento, o que vai gerar uma pega incorreta no seio da mãe. Isso é responsável por problemas mais comuns que observamos na prática clínica, como a fissura mamilar, o acúmulo de leite nos alvéolos e a mastite, infecção que geralmente causa dor e desconforto nos seios”, explica a médica.

Revista VemTambém lança publicação inclusiva e acessível.

A 16ª edição da VemTambém chega com o propósito de ser mais acessível e inclusiva. Além de ser a primeira revista de Turismo 100% digital do país, os conteúdos a partir de agora estarão disponíveis também em áudio e áudiodescrição. No Brasil mais 6 milhões de pessoas são cegas ou deficientes visuais, sendo mais de 240 mil só no Ceará.

A publicação agora conta com matérias e ferramentas de acessibilidade para garantir que todos possam aproveitar e experimentar a sensação que sempre buscamos passar: o prazer de viajar –

Nessa edição também temos a assinatura de um novo colunista, Dudu Rodrigues, 21 anos, estudante de Turismo do Instituto Federal do Ceará. Portador da Síndrome de Asperger (autismo) e um grande admirador do turismo, ele conta a importância da acessibilidade na área do turismo.

A entrevista especial da vez é da criadora do projeto #PraCegoVer, Patrícia Braille, que fala, entre outras coisas, sobre o uso correto da hashtag e antecipa ações para a comunicação de pessoas com deficiência visual.

Tudo isso disponível por meio digital, com traduções para o inglês e o espanhol e transversalidade midiática de linkagens – com encaixes de vídeos e redes sociais.

Nesta edição serão disparados mais de 100 mil exemplares digitais, além da hospedagem em nosso site www.vemtambem.com

Serviço:
16ª Revista VemTambém
Leia essa edição: https://www.vemtambem.com/revistajulho/
Site: www.vemtambem.com
Instagram – @revistavemtambem

Eduardo Bismarck é o novo coordenador da bancada cearense no Congresso

A bancada cearense no Congresso Nacional, composta por 22 deputados, ganhou nova coordenação nesta segunda-feira (17/08), o pedetista Eduardo Bismarck. O parlamentar substitui o deputado federal Domingos Neto (PSD-CE).

Eduardo enfatizou através de suas redes sociais a união e trabalho em equipe. “Não é uma missão fácil e precisarei do apoio de todos vocês (parlamentares). Aproveito para me colocar à inteira disposição de todos para que possamos fazer um bom trabalho juntos. Contem comigo”, destacou.

Grendene prioriza consumidor em processo de transformação digital

O lançamento do e-commerce proprietário da marca Zaxy, em 14 de agosto, marca um novo momento na estratégia de negócios e acesso aos clientes da Grendene. O projeto faz parte do processo de transformação digital da companhia, com foco na experiência do consumidor.

Os investimentos na área tiveram início no ano passado e seguiram de forma consistente no primeiro semestre de 2020, mesmo com a pandemia do novo coronavírus. “A nova economia cria uma infinidade de novas canais e de oportunidades para estarmos em contato com nosso público. Com essa estratégia, reforçamos nossa posição de protagonista do setor calçadista e fortalecemos a cultura interna de inovação”, afirma Alceu Demartini de Albuquerque, diretor de Relações com Investidores da companhia.

Esse processo de transformação digital está baseado nos pilares tecnologia, cultura e negócios e tem a ambição de percorrer cinco anos em dois anos. Para isso, a companhia recrutou talentos internos e do mercado em uma equipe liderada por Paulo Pedo, diretor de Melissa e, agora, com a missão de promover a inovação interna.

“A Grendene sempre foi uma empresa inovadora. Começamos com a produção de embalagens plásticas para garrafão de vinho, como alternativa às feitas de vime. Depois, deixamos de ser fornecedores de componentes de calçados para ser a maior empresa do setor no país. Lançamos a primeira loja de calçados virtual do Brasil, com a Melissa, em 2001, e desde a década de 1980 temos parceiras com grandes nomes da moda”, avalia Pedo. “Como no passado, nada disso é possível sem uma equipe engajada e preparada. A inovação continuará acontecendo a todo tempo aqui em todas áreas e, agora, com ainda mais incentivo e foco.”

Dentro do pilar de tecnologia, o foco principal da Grendene é internalizar todas as iniciativas e a gestão de comércio on-line de suas marcas no Brasil e no exterior, por meio da divisão de Digital Commerce, começando pela Zaxy. Assim a companhia garante experiências customizadas para o consumidor de cada marca, além de ter ganhos de eficiência operacional. Também haverá um canal específico para atendimento do pequeno varejista do interior do Brasil. Para atender à demanda, dois centros de distribuição foram abertos no Ceará, em Fortaleza e Sobral.

Por meio do Programa de fomento à Cultura Digital, a empresa pretende inserir todos os colaboradores dentro do contexto de inovação. Para isso, a Universidade Grendene promoveu treinamentos, que envolveram todas as áreas da companhia. Agora, está em estruturação um grupo multidisciplinar de transformadores internos, com cerca de 100 pessoas, que será responsável por difundir o tema entre os 18 mil colaboradores.

Influenciador digital pode ser peça-chave na hora do voto

Em Fortaleza, o influencer digital, Matteus Batista, confirma que vai ser candidato a vereador nas eleições municipais. Ele surge como uma voz na periferia da capital e defensor de bandeiras sociais.

Em Tianguá, a modelo CAMILE MENDES, oficializou sua pré-candidatura para pleitear uma vaga de vereadora no município. Ela sempre esteve envolvida em causas nobres, como abuso infantil e maus tratos aos animais, além do seu forte envolvimento na cultura local.

Secretário Eugênio Parcelli prepara Juncão para os treinos do Guarany e mantém diálogo com o clube

O Guarany de Sobral e a Secretária de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer demonstram um bom diálogo institucional visando o desenvolvimento do futebol profissional. O clube retornou para o alojamento cedido pelo município no bairro do Junco e recebeu o incentivo do secretário Eugênio Parcelli, que reconhece a importância desse apoio e confia no crescimento do Cacique do Vale.

O registro feito na manhã desta sexta-feira (14/08), Eugênio Parcelli com o dirigente do clube, Hélio da Farmácia, que acompanha o retorno dos treinos e preparação do time para novas competições.

Para atender melhor a equipe, o Estádio Municipal Plácido Aderaldo Castelo, passará por melhorias para acolher os treinos do time que se prepara para o Campeonato Brasileiro Série D.

Grendene fecha primeiro semestre com receita bruta de
R$ 532,6 milhões

O segundo trimestre de 2020 foi marcado pelos severos impactos da crise imposta pela pandemia de Covid-19, especialmente no varejo, em função do fechamento do comércio físico no Brasil. Neste contexto, a Grendene manteve seu foco na saúde e segurança dos integrantes e na reestruturação de custos e despesas para minimizar impactos na operação.

“Essas ações nos garantiram manter um nível confortável de caixa, superior a R$ 2 bilhões, e com otimismo para o segundo semestre de 2020, considerando a retomada da atividade econômica”, afirma Alceu Demartini de Albuquerque, diretor de Relações com Investidores da companhia.

No segundo trimestre do ano, foi registrado EBIT de R$ 85,3 milhões e receita líquida de R$ 56,7 milhões, respectivamente 150,3% e 85,8% inferiores ao registrado no mesmo período de 2019. O cenário desafiador impactou os resultados da empresa no semestre, com reporte de EBIT de R$ 45,6 milhões e receita líquida de R$ 428,9 milhões – 48% menor que em igual período do ano anterior.

Nos primeiros seis meses do ano, a companhia registrou receita bruta de R$ 532,6 milhões e produção de 30,3 milhões de pares de calçados.

No 2T20 a Grendene ampliou a margem bruta para 41,7% (2.8 p.p. maior que a do 2T19), mesmo com a queda de 83,5% na receita bruta do último trimestre, totalizando R$ 82,1 milhões. O resultado foi influenciado pelo CPV (Custo do Produto Vendido), que apresentou declínio superior ao da receita líquida em função do menor custo da mão de obra. “O desempenho, ainda que abaixo do esperado para o período, nos traz relativo conforto para cumprir compromissos e desenhar estratégias para quando voltarmos ao panorama de normalidade”, explica Albuquerque.

A pandemia afetou a demanda por produtos no 2T20, na comparação com o segundo trimestre de 2019, resultando na redução de 86,3% nas vendas brutas e de 86,4% no volume de pares no mercado interno. Por outro lado, os canais indiretos (distribuidores e atacadistas que revendem produtos da Grendene em supermercados de menor porte e varejos alimentícios) e autosserviço (grandes redes de supermercados regionais e de hipermercados nacionais e internacionais) ampliaram sua participação de 47,5% para 88,4%.

No mercado externo, houve queda de receita bruta e do volume de pares de 72,2% e 82,1%, respectivamente. O resultado foi influenciado pela interrupção da produção no período, que impediu o embarque dos pedidos em carteira. Ainda assim, a desvalorização do real frente ao dólar influenciou na receita bruta por par, que cresceu 55,4% na comparação com o mesmo período do ano passado.

No primeiro semestre, a queda no volume de pares foi de 48,3% quando comparado ao mesmo período em 2019. A redução foi generalizada entre marcas, modelos e geografia.

Para minimizar impactos da crise imposta pela pandemia de Covid-19, no segundo trimestre a Grendene intensificou esforços para adequar sua estrutura de custos e despesas, que recuaram 25,1% em relação ao 2T20, totalizando queda nominal superior a R$ 36 milhões.

A companhia já percebe melhoria gradativa dos negócios. “O pior desta crise pode ter ficado para trás. Embora ainda estejamos vivenciando um cenário de incertezas, notamos uma recuperação relevante no volume de pedidos para entrega em julho e agosto”, conta Albuquerque. Uma das ações para impulsionar os negócios é o processo de transformação digital, que avança rapidamente, especialmente, a plataforma de e-commerce da Grendene, área que tem sido fundamental para manutenção da atividade econômica da companhia durante o período de pandemia e que será otimizada a partir dos aprendizados deste período.

A companhia também reforçou seu papel de empresa cidadã e direcionou R$ 1,5 milhão para produção de itens como calçados hospitalares, máscaras e toucas de proteção, que foram distribuídos gratuitamente para unidades públicas de saúde em mais de 270 municípios brasileiros. “Nós acreditamos que as ações da iniciativa privada sejam essenciais no combate à pandemia e unimos forças com diversas outras marcas para, juntos, tentar fazer a diferença. Torcemos para que essa iniciativa possa inspirar a união de todos neste difícil momento”, diz Albuquerque.

O período também foi marcado pela divulgação do primeiro Relatório de Sustentabilidade da Grendene, reafirmado seu compromisso com a sociedade, a importância da sustentabilidade nos seus negócios e visando melhorias dos seus processos e redução de impactos ambientais. Um dos principais resultados da última década foi a redução em 27% da utilização de água necessária para produção de cada par de calçado, volume equivalente a 160 piscinas olímpicas.

OAB-CE lança programa de reembolso para anuidade da advocacia

No mês em que é celebrado o Dia da Advocacia, a OAB Ceará anuncia o programa Cashback, que oferecerá descontos e até o pagamento total do valor da anuidade através de compras online. O projeto é mais um compromisso de campanha da atual gestão que se torna efetivo a partir desta quinta-feira (13).

Através do Cashback OAB-CE, advogados e advogadas poderão comprar em mais de 700 lojas, de forma virtual, com desconto e acumular pontos para converter em descontos no valor da anuidade da OAB Ceará no ano seguinte. É super fácil, basta acessar o site da OAB Ceará e clicar no banner “Cashback OAB”, onde o usuário encontrará todas as empresas, divididas por categorias. Antes de fazer a compra, é necessário fazer um cadastro bem simples e a partir disso, poderá acompanhar o histórico de compras.

Um grande diferencial do programa é que o pagamento não precisa ser feito através de cartão ou máquina credenciada do advogado(a). Para acumular os pontos, basta gerar e enviar o link de compra para familiares e amigos, que irão efetivar o pagamento com cartão deles, e automaticamente o(a) advogado(a) ganha os créditos que abaterão no valor da anuidade.

De acordo com o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, o intuito é transformar compras que já seriam feitas em um retorno verdadeiro, trazendo alívio para o bolso da advocacia. “Com o Cashback, será possível transformar as despesas cotidianas em desconto na anuidade. Essa é mais uma demonstração de que a Ordem está trabalhando para trazer vantagens à advocacia cearense, principalmente neste momento difícil enfrentado por todos em razão da pandemia. Seguiremos em busca de mais conquistas”, explica.

O que é Cashback?
É o nome que se dá a uma modalidade de compra pela internet que devolve ao comprador parte do dinheiro pago em produto ou serviço adquirido a partir de determinada plataforma, como, por exemplo, um site.

O Cashback OAB é uma espécie de programa de recompensa por reembolso, que reúne mais de 700 lojas de comércio eletrônico, como Submarino, Americanas, Shoptime, Polishop, Peixe Urbano, Casas Bahia, além de companhias aéreas, cursos à distância, lojas de beleza e bem-estar fazem parte da parceria. Para acumular os créditos, que vão variar de acordo com as lojas e produtos, os colegas deverão, necessariamente, acessar as lojas por meio do site www.oabce.org.br.